sábado, 12 de setembro de 2009

The Shining

Hoje comentarei sobre duas reproduções cinematográficas que possuem títulos homônimos. Na verdade,se trata da mesma história:"Tha Shining"(O Iluminado)mas há uma versão que foi criada para as telonas e outra foi uma mini-série produzida para a tv.
Quanto a versão clássica de Stanley Kubrick,não há o que criticar..ainda mais quando estamos diante de uma atuação tão brilhante quanto a de Jack Nicholson,mas há quem diga que a mini-série ainda seja mais fiel ao livro. Sobre isso não posso tirar nenhuma conclusão já que ainda não li esta obra de Stephen King[infelizmente],mas eu percebi que existem cenas na mini-série que não tinham na versão para o cinema.
Bem,pondo de lado algumas divergências,posso afirmar que as duas versões são excelentes e válidas de serem apreciadas!

O Iluminado(a mini-série)




Ficha Técnica
Título Original: The Shining
Gênero:
Drama, Terror, Thriller
Direção:
Mick Garris
Roteiro:
Stephen King

Sinopse

Um homem nas últimas, Jack Torrance (Steven Weber) tem sua chance derradeira de recuperação e de deixar seu turbulento passado de bebedeiras e empregos fracassados. Essa chance é a de trabalhar como zelador do Overlook Hotel, no inverno, o que representa quase cinco meses de total isolamento junto com sua pequena família, o filho Danny (Courtney Mead) e a esposa Wendy (Rebecca de Mornay).O gerente Stuart Ullman (Elliott Gould) está relutante em permitir que alguém com o passado de Jack tenha tamanha responsabilidade sobre seu precioso hotel, mas um dos acionistas, Al Shockley (Jan Van Sickle) interfere – Jack é um antigo companheiro de porres – e o gerente tem que ceder.Assim, Jack assume sua posição e a família Torrance se muda para o hotel. Porém, Danny tem um poder imenso, chamado pelo chef do hotel Dick Hallorann (Melvin Van Peebles) de “iluminação”, que permite ao menino ver o futuro, o passado, sentir o que as pessoas pensam.O hotel tem uma história de tragédias e violência, criando uma entidade maligna que se alimenta das energias negativas e das pessoas que ali se hospedam; e o poder de Danny o torna muito atraente para essa entidade. E o elo mais influenciável da corrente é Jack. Pouco a pouco, o local aumenta as ansiedades e inseguranças dele e tudo explodirá em uma espiral de ódio e loucura.

O Iluminado(O filme)





Título Original: The Shining
Gênero:
Suspense, Terror
Direção:
Stanley Kubrick
Roteiro:
Diane Johnson, Stanley Kubrick, Stephen King

Sinopse

Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário