quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cores de Almodóvar

Antes de começar a postagem preciso justificar a minha longa ausência.Acho que todos sabem que vida de universitário não é fácil,ainda mais quando estamos caminhando para o final do curso.Vem a pressão da monografia,estágio..além de termos que decidir o futuro da nossa vida profissional.Isso tudo é tão estressante quanto assustador.Mas enfim,todos esses motivos não foram os únicos que me fizeram ficar distante.A preguiça também foi um dos fatores...Mas nunca é tarde para recomeçar e por isso estou aqui de volta!!(aos poucos,mas estou) E para comemorar a minha volta,decidi dedicar essa postagem a um dos meus diretores prediletos: Pedro Almodóvar Caballero,ou simplesmente Pedro Almodóvar.

Pedro Almodóvar


Almodóvar nasceu no dia 24 de Setembro de 1949,em Calzada de Calatrava(Espanha).Sua família se mudou para Extremadura quando ele tinha oito anos e lá ele estudou com os Salesianos e Franciscanos.Sua má educação religiosa acabou fazendo com que ele perdesse a fé que tinha em Deus.Durante esse tempo,ele passou a ir ao cinema de forma compulsiva.
Qunado ele tinha 16 anos,se mudou para Madri(sozinho) com o objetico de estudar e fazer filmes.Sem dinheiro e sem condições de entrar em uma escola oficial de cinema,ele decide deixar de tentar aprender o cinema na teoria e parte para a prática.
Nesse período,Almodóvar fez diversos "bicos" até conseguir um emprego "de verdade" na Companhia Telefônica Nacional.Lá ele trabalhou por doze anos como assistente administrativo e foi durante esses anos que ele teve a sua verdadeira educação.Durante as manhãs ele tinha contato com a classe média espanhola e pode acompanhar de perto os seus dramas.Durante as tardes e noites ele se dedicou  as suas escritas e se juntou a um grupo de teatro independente que ficou conhecido por Los Gollardos,e fez filmes em Super-8(é um formato cinematográfico desenvolvido nos anos 1960 e lançado no mercado em 1965 pela Kodak,como um aperfeiçoamento do antigo formato 8mm.).Chegou a escrever para várias revistas alternativas e a participar de um grupo de punk-rock(Almodovar e McNamara).
Após um ano e meio de difíceis filmagens em 16 mm,ele estreou(em 1980) o seu primeiro longa:Pepi,Luci,Bom y Otras Chicas del Montón(1980).A partir de então,filmar se torna sua segunda paixão(já que ele também escreve e dirige).
Os seus filmes são sucessos mundiais e todos eles apresentam uma característica comum,o "dom" de chocar.A filmografia de Almodóvar é longa,mas dos poucos filmes que tive a oportunidade de assitir(La piel que habito,Átame!,Qué he hecho yo para merecer esto?,Hable con ella,Carne Trémula) foi exatamente essa a sensação que tive após ver os filmes,choque.Grande parte de seus filmes envolve temas polêmicos,que vão do estupro à pedofilia.A sexualidade é sempre tratada de forma bastante aberta em suas obras.
Outra característica marcante são as fortes cores exploradas em seus filmes.

As cores de Almodóvar:cenas dos filmes Átame!  e Volver(de cima para baixo)
É impossível assitir a algum filme de Almodóvar e não se apaixonar.As suas obras são fascinantes.As histórias retratadas são envolventes,passionais...viscerais.Deixarei em seguida a sua filmografia(incluindo curtas) e,desde já,indico todos os filmes(até os que ainda não vi):

2011 A Pele Onde Eu Vivo
2009 Abraços Desfeitos
2009 La concejala antropófaga (curta) 2006 Voltar
2004 Má Educação
2002 Fala com Ela
1999 Tudo Sobre a Minha Mãe
1997 Em Carne Viva
1995 A Flor do Meu Segredo
1993 Kika
1991 Saltos Altos
1990 Ata-me!
1988 Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
1987 A Lei do Desejo
1986 Matador
1985 Tráiler para amantes de lo prohibido (curta TV)
1984 Que Fiz Eu para Merecer Isto?
1983 Negros Hábitos
1982 Laberinto de pasiones
1980 Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón
1978 Folle… folle… fólleme Tim!
1978 Salomé (short)
1977 Sexo va, sexo viene (curta)
1976 Muerte en la carretera (curta)
1976 Sea caritativo (curta)
1976 Tráiler de ‘Who’s Afraid of Virginia Woolf?’ (curta)
1975 Blancor (curta)
1975 El sueño, o la estrella (curta)
1975 Homenaje (curta)
1975 La caída de Sódoma (curta)
1974 Dos putas, o historia de amor que termina en boda (curta)
1974 Film político (curta)

2 comentários:

  1. Ótimo retorno Thai! Realmente o cansaço do dia a dia, e as pressões a que somos submetidos nos fazem negligenciar questões do dia a dia que gostamos; Legal demais o renascimento do blog.

    Ta aí um diretor que eu ainda vou desbravar profundamente. Assisti poucas obras, sempre pegando de relance pela TV.

    Enfim, vida longa e sorridente para nós, pois afinal, why so serious?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu,Rafael!!!
      Pois é...é muita correria(vc bem sabe) mas vou tentar voltar c o blog,lentamente.Sei que ninguém lê,quer dizer,ao menos umas 2 pessoas(tipo vc e minha irmã ^^)mas é bom escrever sobre o que gostamos....mesmo que seja só para nós!
      Obrigada por comentar e por visitar meu humilde blog.
      Vida longa pra todos nós!!!
      bjs

      Excluir